SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número73Lógicas de ação docente em tempos de pandemia: entre inovações pedagógicas e a manutenção da forma escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PAIXAO, Jairo Antônio da; MAGALHAES, Guilherme  e  CUSTODIO, Glauber César Cruz. Educação em unidades prisionais: considerações sobre a prática pedagógica de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.73, pp.960-985.  Epub 17-Dez-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.073.ao05.

O presente estudo adotou a técnica Estado do Conhecimento e, a partir das pesquisas voltadas a analisar a atuação docente em unidades prisionais, descreve o aluno e as singularidades da docência nesses ambientes, detecta a necessidade de formação inicial e continuada para atuação em escolas prisionais e o desconhecimento prévio das especificidades da educação prisional por parte dos professores, verifica descompasso entre os textos oficiais e a realidade das escolas prisionais, revela diferentes obstáculos e dificuldades para a prática docente na educação prisional. No entanto, observa a existência de professores que revelaram gostarem de atuar em escola prisional e percebem que a formação docente ocorre por meio da prática cotidiana. Tem-se, com isso, a urgência de uma maior aproximação entre as políticas públicas no âmbito educacional, os professores e os gestores do estabelecimento penal, com vistas a ordenar ações que possam fortalecer parcerias necessárias em prol da formação educacional nas unidades prisionais do país.

Palavras-chave : Formação docente; Unidade prisional; Pedagogias em prisões.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )