SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número74Educação profissional contemporânea no Brasil e na Espanha: uma análise comparativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CORREA FILHO, ITAMAR DE OLIVEIRA; PAIXAO, JAIRO ANTôNIO DA  e  NOGUEIRA, MARLICE DE OLIVEIRA E. Origem, expansão e interiorização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.996-1022.  Epub 19-Nov-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ds01.

A Educação profissional e tecnológica assume nos últimos anos um importante papel de transformação social e de construção da cidadania de vários jovens e adultos brasileiros. Porém, os Institutos Federais ainda assumem para o capital a imagem de instituição de ensino que tem como finalidade atender prioritariamente à formação e à certificação de mão de obra para o mercado de trabalho local. Assim, para compreender os caminhos e as perspectivas futuras da Educação profissional e tecnológica é fundamental conhecer e interpretar sua historicidade e entender a conjuntura social, econômica e política em que a Rede Federal e os Institutos Federais se constituíram. O presente estudo teve como objetivo realizar uma retrospectiva sobre os avanços e os retrocessos da Educação profissional e tecnológica no Brasil, considerando o período compreendido entre o Brasil Império até o fim do governo do presidente Michel Temer (2018), e, por meio desses dados, analisar os caminhos e as perspectivas futuras da Educação profissional e tecnológica no país. Destacou-se as transformações significativas que marcaram a Educação profissional e tecnológica no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em conclusão, notou-se uma considerável evolução social e educacional com os processos de expansão e de interiorização da Rede Federal, em que o principal objetivo foi reduzir os abismos educacionais nos processos formativos de jovens e adultos brasileiros. Todavia, compreende-se ainda as dificuldades impostas pelo atual governo e pelo sistema capitalista para a continuidade de um projeto educacional audacioso e necessário para o ensino profissional no Brasil.

Palavras-chave : Educação Profissional e tecnológica; Neoliberalismo; Dualidade de Ensino; Institutos Federais..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )