SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número74Formação docente para e na Educação Profissional e Tecnológica: uma ilustre esquecidaTrabalho como princípio educativo no Instituto Federal de Goiás: formação docente, planejamento e práxis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ILGENFRITZ, LEANDRO ADRIANO; CAMBRAIA, ADãO CARON  e  NONENMACHER, SANDRA ELISABET BAZANA. Caminhos para a formação integrada por meio de princípios agregados à curricularização da extensão. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1095-1120.  Epub 19-Nov-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ds05.

O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê a implementação de ações de extensão de no mínimo 10% do total da carga horária curricular estudantil, iniciando um movimento nacional de curricularização da extensão. A partir disto, este texto busca compreender como esse processo vem sendo proposto e implementado em um Campus do Instituto Federal Farroupilha, tendo como base as concepções de extensão, formação integral e currículo integrado constantes em seus documentos formais e projetos de extensão propostos. Sendo de natureza qualitativa, elaborada a partir de pesquisa bibliográfica e documental, busca e analisa dados empíricos, pela Análise Textual Discursiva de projetos e de entrevistas, organizadas de maneira semiestruturada, com coordenadores de projetos de extensão, selecionados no campus de Frederico Westphalen/RS. O processo de curricularização da extensão, tal como a materialização do currículo integrado, são processos que estão em construção, de maneira coletiva e paulatinamente, ambos têm contribuições mútuas, pois evidenciam e se balizam em preceitos comuns, conforme categorias explicitadas: interação dialógica; interdisciplinaridade, integração e interprofissionalidade; indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão e impacto e transformação social.

Palavras-chave : Formação humana; Currículo Integrado; Transformação social..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )