SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue74Paths to integrated training through principles added to the extension curriculumThe Federal Institutes as a unique university format: challenges and possibilities in undergraduate courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MOTA, KARLA RODRIGUES  and  ARAUJO, CLáUDIA HELENA DOS SANTOS. Trabalho como princípio educativo no Instituto Federal de Goiás: formação docente, planejamento e práxis. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1121-1150.  Epub Nov 19, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ds06.

Este escrito tem como objetivo analisar existência da perspectiva do trabalho como princípio educativo dentro do currículo integrado do Curso Técnico Integrado em Química ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás câmpus Anápolis. Metodologicamente, fundamentado em Lüdke e André (1986), foi realizado um estudo documental de caráter quantitativo e qualitativo cujo corpus constituiu-se por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional, do Projeto Pedagógico do Curso e de 50 Planos de Ensino Anuais. Ancorado em autores que defendem a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, buscou-se compreender como a perspectiva da formação omnilateral e do trabalho enquanto princípio educativo foi apresentada nos documentos. Desvelou-se que a formação acadêmica dos docentes atuantes no referido curso por ser centrada no conhecimento específico, acaba por direcionar uma proposta de ensino ainda pautada no conhecimento teórico, enfatizando o conhecimento científico em detrimento da prática e de uma visão mais ampla de homem. A conclusão aponta que o estudante-futuro-trabalhador acaba por ter tem uma formação conteudista, que dicotomiza a teoria e a prática, fator que ofusca compreensão das contradições presentes do mundo do trabalho.

Keywords : Currículo integrado; Omnilateral; Trabalho como princípio educativo..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )