SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número74El trabajo como principio educativo en el Instituto Federal de Goiás: formación docente, planificación y praxisTrabajo y educación: concepciones de políticas para EPT y estudiantes de secundaria integrados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

PIRES, FABíULA TATIANE  y  GOMES, SUZANA DOS SANTOS. Os Institutos Federais como formato singular de universidade: desafios e possibilidades nos cursos de licenciaturas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1151-1173.  Epub 19-Nov-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ds07.

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado cujo objeto é analisar a Educação Superior ofertada nos Institutos Federais (IFs), então concebidos como um formato singular às universidades tradicionais de pesquisa. Em especial, é focalizada a oferta de cursos de licenciatura e de programas especiais de formação pedagógica, para os quais, legalmente, existe a obrigatoriedade de reserva de 20% das vagas nessas instituições. Neste trabalho, situou-se a inclusão da Educação Superior no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, identificaram-se os desafios na implantação das licenciaturas nos IFs, estabeleceram-se pontos de aproximação e/ou distanciamento desses cursos com aqueles ofertados pelas universidades federais e ressaltou-se a relevância dos IFs e de seus cursos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, em especial, em regiões afastadas dos grandes centros urbanos. No que se refere aos aspectos metodológicos, os dados apresentados originam-se de pesquisas, cujas análises foram realizadas por meio de interpretações que permitiram o alcance dos objetivos traçados. Os resultados indicaram desafios na manutenção e na melhoria da infraestrutura das instituições, de financiamento e de ampliação no número de docentes para atender às demandas da verticalização do ensino, das atividades de pesquisa e da extensão. No entanto, os resultados também indicam as potencialidades dos IFs na oferta de cursos de licenciaturas desde que asseguradas as condições necessárias para a qualidade na oferta dos cursos.

Palabras clave : Institutos Federais; Licenciaturas; Educação Profissional e Tecnológica..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )