SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue74Training, technologies and public policies: conceptual issues and social structures of powerOn the influence of the affective relationship between professors and students under formation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

LINS, MARIA JUDITH SUCUPIRA DA COSTA. Educar a Pessoa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1252-1273.  Epub Nov 19, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ao01.

Educadores precisam pensar sobre o significado da filosofia como base da sua prática diária. Considera-se aqui que a Educação deve ter a Pessoa como centro do processo. O problema principal em Educação é entender a Pessoa. A fundamentação teórica está em Dietrich von Hildebrand, Jacques Maritain e Alasdair MacIntyre. A hipótese é a necessidade de que a educação seja organizada segundo a natureza da Pessoa. O objetivo desse artigo é desenvolver argumentação para mostrar quão importante é prestar atenção à Pessoa quando existe o desejo de educar seres humanos. Seis tópicos relevantes foram selecionados para serem discutidos: amor; ética/valores; caráter; consciência; vontade e liberdade. A abordagem metodológica é a hermenêutica de Paul Ricoeur, pois ela permite ao autor explorar diferentes perspectivas e entender o que os filósofos e outros querem expressar. Filósofos e educadores questionam sobre Educação concernente à Pessoa como um ser humano real e concreto vivendo em um contexto social. Os tópicos dão oportunidade de compreensão dessa relação. É possível concluir que Educar a Pessoa é o meio de professores e todos os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes demonstrarem respeito ao ser humano.

Keywords : Pessoa; Educação; Filosofia; Ser Humano..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )