SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número74Formación, tecnologías y políticas públicas: cuestiones conceptuales y estructuras sociales de poderInfluencia de las relaciones afetivas entre professores y estudiantes en el proceso de formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

LINS, MARIA JUDITH SUCUPIRA DA COSTA. Educar a Pessoa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1252-1273.  Epub 19-Nov-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ao01.

Educadores precisam pensar sobre o significado da filosofia como base da sua prática diária. Considera-se aqui que a Educação deve ter a Pessoa como centro do processo. O problema principal em Educação é entender a Pessoa. A fundamentação teórica está em Dietrich von Hildebrand, Jacques Maritain e Alasdair MacIntyre. A hipótese é a necessidade de que a educação seja organizada segundo a natureza da Pessoa. O objetivo desse artigo é desenvolver argumentação para mostrar quão importante é prestar atenção à Pessoa quando existe o desejo de educar seres humanos. Seis tópicos relevantes foram selecionados para serem discutidos: amor; ética/valores; caráter; consciência; vontade e liberdade. A abordagem metodológica é a hermenêutica de Paul Ricoeur, pois ela permite ao autor explorar diferentes perspectivas e entender o que os filósofos e outros querem expressar. Filósofos e educadores questionam sobre Educação concernente à Pessoa como um ser humano real e concreto vivendo em um contexto social. Os tópicos dão oportunidade de compreensão dessa relação. É possível concluir que Educar a Pessoa é o meio de professores e todos os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes demonstrarem respeito ao ser humano.

Palabras clave : Pessoa; Educação; Filosofia; Ser Humano..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )