SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue74Educating the PersonLearning generated in a chilean catholic education network from collaboration among school directors and pedagogical coordinators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

RIBEIRO, MARINALVA LOPES; RIBEIRO, YURI HAMAYANO LOPES  and  MOTA, CLEBSON DOS SANTOS. Influências das relações afetivas entre professores e estudantes no processo de formação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1275-1293.  Epub Nov 19, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ao02.

Relações afetivas entre professores e estudantes influenciam positiva ou negativamente o processo de aprendizagem. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa descritiva de delineamento qualitativo que teve como objetivo compreender a influência da relação afetiva entre professores e estudantes do Curso de Educação Física de uma universidade pública da Bahia, no processo de formação acadêmica. O estudo contou com a colaboração de sete estudantes e quatro professores do referido curso, os quais participaram de entrevistas semiestruturadas do tipo questões estímulo. A análise dos dados foi realizada mediante a técnica Análise de Conteúdo. Os principais resultados indicam que a afetividade, na concepção dos sujeitos que participaram da pesquisa, apresenta diferentes sentidos que se intercruzam, tais como: possibilita um clima propício de aproximação, compreensão, confiança e respeito mútuo, o que favorece a construção de conhecimentos pelos estudantes que se encontram em formação. Contudo, quando a relação entre professores e estudantes é marcada por distanciamento, poder hierárquico e atitudes de soberba, podem ocorrer resultados contraproducentes para a vida acadêmica e pessoal dos graduandos que se sentem desamparados e desmotivados. Muitas vezes, eles passam a rejeitar os professores e os componentes curriculares ministrados, podendo levar a desistências e atrasos no processo de formação inicial.

Keywords : Afeição; Comunicação interpessoal; Emoções; Saberes docentes; Relações interpessoais..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )