SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue74Learning generated in a chilean catholic education network from collaboration among school directors and pedagogical coordinatorsThe city as a focus of analysis in research in the field of curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MASETTO, Marcos Tarciso. Docência no Ensino Superior: quando ela faz a diferença na vida do aluno. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1316-1338.  Epub Nov 19, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ao04.

A sociedade tem passado por rápidas e constantes mudanças que desafiam os sujeitos que a compõem de modo geral e em especial aqueles formados no ensino superior. Isto impacta de forma direta a formação oferecida a esses alunos no ensino superior. Em decorrência disso, tem-se exigido uma nova postura, profissionalidade e respostas dos docentes do magistério superior. Tal fato traz a reboque a questão sobre como os docentes do ensino superior podem fazer a diferença para a formação pessoal, profissional e social dos alunos universitários. Para tanto, este artigo objetiva documentar e socializar com docentes universitários, a trajetória percorrida por um professor do ensino superior na busca de se tornar um professor significativo para seus alunos e, desta forma, fazer a diferença em suas vidas. Emprega-se, com esse intuito, a metodologia baseada em História de Vida alicerçada em Josso (2007). Recorre-se, entre outros, a Masetto (1992, 2003, 2010, 2015, 2018) Carl Rogers (1972) Sacristán e Pérez Gómes (1996), Sacristán (2000) e Perrenoud (2002) para recompor essa trajetória. Trata-se de uma (re)constituição temporal de uma experiência de docência no ensino superior que foi vivenciada durante quarenta anos e recompõe as vivências, as pesquisas e os conhecimentos produzidos para a construção de um professor significativo. Apresenta como resultado tais imagens do passado e presente instrumentalizando-as para projetar o futuro.

Keywords : Formação docente e mudança; Docência universitária significativa; Professor reflexivo; História de vida; Práticas pedagógicas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )