SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número74Aprendizagens geradas em uma rede de educação católica chilena desde a colaboração entre diretivos escolares e coordenadores pedagógicosLa ciudad como foco de análisis en la investigación en el campo del currículo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

MASETTO, Marcos Tarciso. Docência no Ensino Superior: quando ela faz a diferença na vida do aluno. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1316-1338.  Epub 19-Nov-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ao04.

A sociedade tem passado por rápidas e constantes mudanças que desafiam os sujeitos que a compõem de modo geral e em especial aqueles formados no ensino superior. Isto impacta de forma direta a formação oferecida a esses alunos no ensino superior. Em decorrência disso, tem-se exigido uma nova postura, profissionalidade e respostas dos docentes do magistério superior. Tal fato traz a reboque a questão sobre como os docentes do ensino superior podem fazer a diferença para a formação pessoal, profissional e social dos alunos universitários. Para tanto, este artigo objetiva documentar e socializar com docentes universitários, a trajetória percorrida por um professor do ensino superior na busca de se tornar um professor significativo para seus alunos e, desta forma, fazer a diferença em suas vidas. Emprega-se, com esse intuito, a metodologia baseada em História de Vida alicerçada em Josso (2007). Recorre-se, entre outros, a Masetto (1992, 2003, 2010, 2015, 2018) Carl Rogers (1972) Sacristán e Pérez Gómes (1996), Sacristán (2000) e Perrenoud (2002) para recompor essa trajetória. Trata-se de uma (re)constituição temporal de uma experiência de docência no ensino superior que foi vivenciada durante quarenta anos e recompõe as vivências, as pesquisas e os conhecimentos produzidos para a construção de um professor significativo. Apresenta como resultado tais imagens do passado e presente instrumentalizando-as para projetar o futuro.

Palabras clave : Formação docente e mudança; Docência universitária significativa; Professor reflexivo; História de vida; Práticas pedagógicas..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )