SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue74The city as a focus of analysis in research in the field of curriculumContinuing education of teachers in Curitiba, in the period 1996-2016, in the context of globalization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

RAMOS, MARGARETH BRAZ; SORDILLO, CLAUDIA MARIA DE OLIVEIRA  and  CHAMON, EDNA MARIA QUERIDO DE OLIVEIRA. Jovens em formação profissional: representações sociais de projetos de vida. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1360-1382.  Epub Nov 19, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ao06.

Este artigo discorre sobre as representações sociais de projeto de vida elaboradas por jovens em formação profissional. A experiência com os jovens tem mostrado que, no contexto atual, estão presentes hesitações, preocupações no porvir, incertezas quanto às escolhas profissionais e ausência de rumo. O objetivo é apresentar os resultados gerados por meio da pesquisa realizada com 90 jovens entre 18 e 24 anos, oriundos de escolas públicas, que participam de um programa de capacitação e inserção profissional. A participação foi voluntária e por adesão. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento um questionário do Google Forms com 12 perguntas fechadas e 3 perguntas abertas. Temas como trajetória de vida; inserção profissional e aspectos que impactaram os projetos de vida no contexto pandêmico foram tratados nesta pesquisa e serão analisados à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS). Nos resultados apresentados, constata-se que o projeto de vida pode dar um direcionamento para a jornada da vida, e que é preciso planejar, atingir metas e ter um objetivo para ir adiante. No que se refere ao contexto pandêmico, houve uma adaptação da realidade, ao mesmo tempo em que houve um atraso no processo de aprendizagem. Os resultados revelaram a visão dos jovens em relação ao que pensam sobre os seus projetos de vida, a influência da família, amigos, escola, professores, o significado dessas relações em seu percurso profissional.

Keywords : Jovem; Formação Profissional; Projeto de Vida..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )