SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número74La ciudad como foco de análisis en la investigación en el campo del currículoLa formación continua de docentes en Curitiba, en el período 1996-2016, en el contexto de la globalización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

RAMOS, MARGARETH BRAZ; SORDILLO, CLAUDIA MARIA DE OLIVEIRA  y  CHAMON, EDNA MARIA QUERIDO DE OLIVEIRA. Jovens em formação profissional: representações sociais de projetos de vida. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1360-1382.  Epub 19-Nov-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ao06.

Este artigo discorre sobre as representações sociais de projeto de vida elaboradas por jovens em formação profissional. A experiência com os jovens tem mostrado que, no contexto atual, estão presentes hesitações, preocupações no porvir, incertezas quanto às escolhas profissionais e ausência de rumo. O objetivo é apresentar os resultados gerados por meio da pesquisa realizada com 90 jovens entre 18 e 24 anos, oriundos de escolas públicas, que participam de um programa de capacitação e inserção profissional. A participação foi voluntária e por adesão. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento um questionário do Google Forms com 12 perguntas fechadas e 3 perguntas abertas. Temas como trajetória de vida; inserção profissional e aspectos que impactaram os projetos de vida no contexto pandêmico foram tratados nesta pesquisa e serão analisados à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS). Nos resultados apresentados, constata-se que o projeto de vida pode dar um direcionamento para a jornada da vida, e que é preciso planejar, atingir metas e ter um objetivo para ir adiante. No que se refere ao contexto pandêmico, houve uma adaptação da realidade, ao mesmo tempo em que houve um atraso no processo de aprendizagem. Os resultados revelaram a visão dos jovens em relação ao que pensam sobre os seus projetos de vida, a influência da família, amigos, escola, professores, o significado dessas relações em seu percurso profissional.

Palabras clave : Jovem; Formação Profissional; Projeto de Vida..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )