SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número74Jovens em formação profissional: representações sociais de projetos de vidaA materialidade dos livros didáticos de Valdemar de Oliveira e a disciplina escolar História Natural/Biologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VIEIRA, ALBONI MARISA DUDEQUE PIANOVSKI  e  PASSOS, EDSON RODRIGUES. A formação continuada de professores em Curitiba, no período 1996-2016, no contexto da globalização. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1382-1409.  Epub 19-Nov-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ao07.

O artigo visa discutir o processo de formação continuada de professores no município de Curitiba no período entre 1996 e 2016, a partir de um suporte conceitual misto, qualitativo e quantitativo, por entender que, face a especificidade do objeto em análise, as abordagens se complementam, com ganho epistemológico para a pesquisa. O objetivo geral da pesquisa é investigar as relações entre políticas públicas adotadas pela Rede Municipal de Ensino de Curitiba no período 1996-2016 e a formação continuada de professores no contexto da globalização. Como objetivos específicos, tem-se: apresentar os dados acerca da totalidade dos cursos ofertados na formação continuada de professores pelo município de Curitiba no período citado, no contexto da cultura globalizada, tecer a crítica e apresentar as diferenças de ofertas entre as demandas de cursos de formação no decorrer de cada gestão. O apoio teórico está referenciado em autores contemporâneos do pensamento dialético, entre eles Severino (2007), Ferreira (2003), Schelling (1984) e Teodoro (2003). Como resultado, verificou-se que foram intensificadas as discussões sobre o tema formação continuada de professores face o mundo globalizado e tecnológico. Além disso, a pesquisa revelou o quantitativo dos cursos ofertados no período de cada prefeito, o que mostrou o compromisso e o investimento na formação continuada em cada mandato.

Palavras-chave : Políticas públicas; Formação de Professores; Rede Municipal de Ensino; Globalização..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )