SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue74Continuing education of teachers in Curitiba, in the period 1996-2016, in the context of globalizationResponsible Research and Innovation and its assumptions in cyberculture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

FARIAS, GILMAR BESERRA DE. A materialidade dos livros didáticos de Valdemar de Oliveira e a disciplina escolar História Natural/Biologia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1410-1434.  Epub Nov 19, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ao08.

O objetivo deste trabalho foi o de compreender a materialidade dos livros didáticos de História Natural/Biologia de autoria de Valdemar de Oliveira publicados entre as décadas de 1930 e 1960. Por meio de uma pesquisa documental foram analisados prefácios, capas, folhas de rosto, sumários e introduções de nove livros didáticos, verificando as intenções reveladas pelo autor, as aplicações realizadas e as relações sociais envolvidas no contexto. Quatro situações emergiram e marcaram fortemente a trajetória da disciplina escolar História Natural/Biologia: 1) na década de 1930, houve uma influência dos movimentos da Escola Nova e da Rede de Sociabilidade de Valdemar de Oliveira para a manutenção e valorização da História Natural como disciplina escolar; 2) na década de 1940, a disciplina sofreu uma instabilidade com a mudança de seu nome e alterações na seleção dos conteúdos; 3) na década de 1950, a definição do currículo mínimo e a formação de Valdemar de Oliveira valorizaram os conteúdos de Higiene; 4) na década de 1960, com a LDB flexibilizando os conteúdos, a disciplina escolar Biologia foi tratada como História Natural, até ser suplantada pelo projeto estadunidense BSCS.

Keywords : Livros Didáticos; História Natural; História da Disciplina Escolar..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )