SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número74A formação continuada de professores em Curitiba, no período 1996-2016, no contexto da globalizaçãoPesquisa e inovação responsáveis e seus pressupostos na cibercultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

FARIAS, GILMAR BESERRA DE. A materialidade dos livros didáticos de Valdemar de Oliveira e a disciplina escolar História Natural/Biologia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1410-1434.  Epub 19-Nov-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ao08.

O objetivo deste trabalho foi o de compreender a materialidade dos livros didáticos de História Natural/Biologia de autoria de Valdemar de Oliveira publicados entre as décadas de 1930 e 1960. Por meio de uma pesquisa documental foram analisados prefácios, capas, folhas de rosto, sumários e introduções de nove livros didáticos, verificando as intenções reveladas pelo autor, as aplicações realizadas e as relações sociais envolvidas no contexto. Quatro situações emergiram e marcaram fortemente a trajetória da disciplina escolar História Natural/Biologia: 1) na década de 1930, houve uma influência dos movimentos da Escola Nova e da Rede de Sociabilidade de Valdemar de Oliveira para a manutenção e valorização da História Natural como disciplina escolar; 2) na década de 1940, a disciplina sofreu uma instabilidade com a mudança de seu nome e alterações na seleção dos conteúdos; 3) na década de 1950, a definição do currículo mínimo e a formação de Valdemar de Oliveira valorizaram os conteúdos de Higiene; 4) na década de 1960, com a LDB flexibilizando os conteúdos, a disciplina escolar Biologia foi tratada como História Natural, até ser suplantada pelo projeto estadunidense BSCS.

Palavras-chave : Livros Didáticos; História Natural; História da Disciplina Escolar..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )