SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue75A collection to keep and teach: the recipe book of the Viscountess of ArcozeloAn archive in crumbs: the “public” personal archive of a historian from Santa Catarina state author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

BEZERRA, AMÁLIA CRISTINA DIAS DA ROCHA. Histórias Vitalinas de uma Tropeira da Instrução (1937-2007): acervos, territórios e trajetórias. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.75, pp.1519-1546.  Epub Dec 26, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.075.ds03.

A pesquisa sobre a trajetória de escolarização e de atuação profissional de Severina Félix de Araújo foi realizada a partir do acervo pessoal, em que consta documentos escolares, fotografias e registros autobiográficos. A legatária do acervo produziu uma árvore genealógica dos níveis de instrução de sua família, na qual ela foi a primeira de uma geração a ingressar na escola pública na infância. Antes de si e depois de si, Severina procurou saber datas de nascimento, casamento, níveis de instrução dos filhos, netos e bisnetos de sua mãe, Vitalina Pereira de Araújo. Assim, a investigação pretende situar por que Severina foi a primeira a ter uma trajetória escolar e se tornar docente. A professora ainda produziu um caderno com dados sobre as matrículas que exerceu no magistério, com datas de ingresso, escolas e séries lecionadas. A documentação, cotejada com a historiografia, permite conhecer a trajetória de escolarização vivenciada da década de 1930 a 1970 e o exercício do magistério até a aposentadoria nos anos 2000. A necessidade de migrações, mudanças de bairros, cidades e estados deu contornos às oportunidades educativas e profissionais. A partir da trajetória de Severina emergem aspectos da história da oferta da escola pública e da profissão docente no Brasil no século XX. Nessa perspectiva, para além de apresentar uma trajetória escolar e profissional a partir do acervo pessoal, a documentação foi cotejada com a historiografia da educação para analisar como sujeito, estrutura e contexto se espreitam no processo histórico e as intenções de memória inscritas na constituição deste acervo biográfico.

Keywords : Magistério; Grupo Escolar; Escola Normal; História Local; Migração..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )