SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número75Um arquivo em migalhas: o arquivo pessoal “público” de um historiador catarinensePercursos do professor anarquista João Penteado e a formação de um arquivo pessoal: documentos que contam História índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

HAUBERT, MARA ROSANE  y  GRAZZIOTIN, LUCIANE SGARBI SANTOS. Do foro íntimo ao institucional: o processo de arquivamento dos documentos pessoais de Clodomir Vianna Moog e sua potência para a pesquisa em História da Educação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.75, pp.1564-1589.  Epub 26-Dic-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.075.ds05.

O estudo tem como objetivo geral identificar as diferentes etapas que envolveram o processo de salvaguarda de documentos, sua potencialidade como documento histórico e para as discussões referentes à História da Educação. De modo específico, esse estudo centrou-se no processo de arquivamento dos documentos do escritor Gaúcho Clodomir Vianna Moog, guardados em nível privado, até sua disponibilização no arquivo do Memorial Jesuíta, localizado na Biblioteca Central da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. O suporte metodológico abrangeu a História Oral e a análise documental histórica. De acordo com os pressupostos da história cultural e da História da Cultura Escrita, foi possível compreender que os arquivos pessoais são fontes históricas de fundamental importância para o fornecimento de subsídios e para problematização de tempos, espaços, sujeitos e seus modos de inserção na sociedade. O trabalho arquivístico desenvolvido nos documentos pessoais deve ser orientado pela gênese dos artefatos culturais. Além disso, entende-se que a custódia do patrimônio documental pessoal deve ser precedida do interesse de disponibilização para pesquisas, e o acesso aos pesquisadores deve ser facilitado e mais bem compreendido. A partir do estudo, foi possível vislumbrar que o campo de pesquisas em arquivos pessoais vem se alargando no que se refere ao interesse de distintas áreas do conhecimento sobre arquivos pessoais. Assim, alguns entendimentos acerca do seu aspecto privado se ampliaram, e a fonte documental de natureza pessoal pode fornecer subsídios indispensáveis para a historiografia.

Palabras clave : Clodomir Vianna Moog; Arquivos pessoais; História da Educação; Memorial Jesuíta; Arquivamento..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )