SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue75From the intimate to the institutional: the safekeeping process of filing personal documents of Clodomir Vianna Moog and its power for research in History of EducationNumbers between letters: Malba Tahan's personal archive author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SANTOS, LUCIANA ELIZA DOS. Percursos do professor anarquista João Penteado e a formação de um arquivo pessoal: documentos que contam História. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.75, pp.1590-1619.  Epub Dec 26, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.075.ds06.

O texto apresenta a relação de pertencimento entre um arquivo pessoal e as ações políticas e sociais do sujeito em evidência. A formação e organização de um arquivo pessoal pode expressar detalhes e interstícios de uma vida, expressa pelos contextos sociais, políticos e culturais. Nesta pesquisa, a organização arquivística, a contextualização de documentos e o trabalho historiográfico a partir do acesso às fontes primárias possibilitam construções de narrativas históricas acerca da vida do professor anarquista João Penteado e da história das Escolas Modernas em São Paulo. A seguir, o Arquivo João Penteado será comentado a partir de um possível trajeto de vida deste educador e das escolas que dirigiu, evocando a memória de experiências de educação libertária no Brasil.

Keywords : Arquivos Pessoais; Anarquismo; Memória; Educação Libertária; História da Educação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )