SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número75Do foro íntimo ao institucional: o processo de arquivamento dos documentos pessoais de Clodomir Vianna Moog e sua potência para a pesquisa em História da EducaçãoNúmeros entre letras: archivo personal de Malba Tahan índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SANTOS, LUCIANA ELIZA DOS. Percursos do professor anarquista João Penteado e a formação de um arquivo pessoal: documentos que contam História. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.75, pp.1590-1619.  Epub 26-Dic-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.075.ds06.

O texto apresenta a relação de pertencimento entre um arquivo pessoal e as ações políticas e sociais do sujeito em evidência. A formação e organização de um arquivo pessoal pode expressar detalhes e interstícios de uma vida, expressa pelos contextos sociais, políticos e culturais. Nesta pesquisa, a organização arquivística, a contextualização de documentos e o trabalho historiográfico a partir do acesso às fontes primárias possibilitam construções de narrativas históricas acerca da vida do professor anarquista João Penteado e da história das Escolas Modernas em São Paulo. A seguir, o Arquivo João Penteado será comentado a partir de um possível trajeto de vida deste educador e das escolas que dirigiu, evocando a memória de experiências de educação libertária no Brasil.

Palabras clave : Arquivos Pessoais; Anarquismo; Memória; Educação Libertária; História da Educação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )