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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SANTOS, LUCIANA ELIZA DOS. Percursos do professor anarquista João Penteado e a formação de um arquivo pessoal: documentos que contam História. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.75, pp.1590-1619.  Epub 26-Dez-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.075.ds06.

O texto apresenta a relação de pertencimento entre um arquivo pessoal e as ações políticas e sociais do sujeito em evidência. A formação e organização de um arquivo pessoal pode expressar detalhes e interstícios de uma vida, expressa pelos contextos sociais, políticos e culturais. Nesta pesquisa, a organização arquivística, a contextualização de documentos e o trabalho historiográfico a partir do acesso às fontes primárias possibilitam construções de narrativas históricas acerca da vida do professor anarquista João Penteado e da história das Escolas Modernas em São Paulo. A seguir, o Arquivo João Penteado será comentado a partir de um possível trajeto de vida deste educador e das escolas que dirigiu, evocando a memória de experiências de educação libertária no Brasil.

Palavras-chave : Arquivos Pessoais; Anarquismo; Memória; Educação Libertária; História da Educação..

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