SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número75Números entre letras: archivo personal de Malba TahanSer y estar docente en diferentes realidades: neurociencias y envejecimiento docente - aspectos convergentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ESQUINSANI, ROSIMAR SERENA SIQUEIRA. A constituição de um arquivo pessoal no descuido da história coletiva. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.75, pp.1642-1660.  Epub 26-Dic-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.075.ds08.

O texto narra um possível descuido de agente público sobre documentos de registro da história de uma rede municipal de ensino e a consequente constituição de um arquivo pessoal, a partir desse descaso para com a história coletiva. Baseando-se em tal narrativa, partilha reflexões sobre a potência de um arquivo pessoal, apontando possibilidades de uso e ponderações advindas da guarda desse material, considerando a relevância para a história da educação de redes e sistemas públicos de ensino. Metodologicamente, o texto está assentado em uma pesquisa descritiva, em recorte longitudinal retrospectivo, construída a partir de uma abordagem dialética, com procedimento analítico reconstrutivo e amparada por uma revisão bibliográfica. O corpus empírico de reflexão está calcado em documentos de guarda pessoal, afetos a uma rede municipal de ensino no interior sul-rio-grandense, resgatados de processos de exclusão física e mantidos sob custódia particular ao longo de 20 anos. Além de apresentar os documentos que constituem o arquivo, o desenvolvimento do texto expõe reflexões acerca dos usos de um arquivo pessoal e sua relevância para a história da educação, além de trabalhar com os conceitos de memória coletiva, de Maurice Halbwachs e lugar de memória, de Pierre Nora. Em síntese, as reflexões tecidas apontam, conclusivamente, que os documentos arrolados no arquivo pessoal são compatíveis com a relevância da história da educação, sendo que a força empírica dos dados contidos nos documentos do arquivo indica que o arquivo pode se constituir em um lugar de memória, guardando possibilidades de uma memória coletiva.

Palabras clave : Arquivo pessoal; História da educação; Rede pública de ensino; Memória coletiva; Lugar de memória..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )