SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número75La constitución de un archivo personal en el descuido de la historia colectivaLa matematización de la pedagogía: vestigios del cientificismo en las escuelas de Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

NOGARO, ARNALDO  y  VERONEZE, DANIELA JÉSSICA. Ser e estar professor em diferentes realidades: neurociências e envelhecimento docente - aspectos convergentes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.75, pp.1661-1687.  Epub 26-Dic-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.075.ds09.

O artigo foi produzido com base em uma das categorias de análise da pesquisa de campo, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, sobre as “Trajetórias de vida e desenvolvimento profissional: percepções e relatos de experiências de professores da Educação Básica em final de carreira”. Ela foi desenvolvida com a intenção de identificar percepções e oportunizar relatos de experiências de professores da Educação Básica. O público-alvo da pesquisa foi composto por quinze professores em final de carreira, que possuíam uma média de 32,5 anos de experiência docente, todos com formação superior em diferentes áreas do conhecimento, com pós-graduação concluída e atuantes em escolas da rede pública do Alto Uruguai Gaúcho. A pesquisa foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas, autorizadas e gravadas em áudio. Como objetivo, este trabalho busca analisar os pressupostos de ser e estar professor em final de carreira e em diferentes realidades, bem como os aspectos das neurociências (consciência, emoção e motivação) à luz dos seus relatos de experiências. Diante disto, a pesquisa adquire importância em decorrência da existência de poucos estudos no Brasil sobre a temática. Compreende-se que quando se pesquisa e se dá voz aos professores, em especial aqueles em final de carreira, cria-se espaços para que eles se tornem conscientes de suas carreiras, dando também motivos para admirá-las e orgulhar-se delas. Nesse enfoque, proporciona-se momentos de introspecção e serve como fonte de resgate, de memória, de experiências e de emoções, para compreender melhor a identidade docente que permeia o seu ser pessoal.

Palabras clave : Identidade docente; Contexto escolar; Educação Básica..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )