SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue75The mathematization of pedagogy: vestiges of scientism in schools in ParanáThe presence of intelectual Pe. Leonel Franca S. J. in the portuguese jesuitic journals in the 1930s and 1940s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SANTOS, JULLYANA SOUZA  and  SILVA, MATHEUS BERNARDO. Formação profissional, processos educativos e evasão. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.75, pp.1710-1739.  Epub Dec 26, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.075.ao02.

Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado em educação que procurou investigar as aproximações entre evasão e processos educativos na formação profissional. Estabeleceu-se como objetivo analisar a compreensão de professores sobre a relação entre evasão e processo educativo em um determinado curso técnico de um Instituto Federal localizado na Região Nordeste do Brasil. Partiu-se da hipótese de que a formação profissional dos docentes integrantes do curso em análise, predominantemente técnica, pode contribuir, mesmo que indiretamente, para a evasão. Tomaram-se como referencial teórico-metodológico elementos do materialismo histórico-dialético e, por consequência, da teoria pedagógica histórico-crítica, no que se refere à concepção de educação e à função social do professor. Como procedimentos metodológicos, foi aplicado um questionário e realizada uma entrevista semiestruturada com os seis professores que compõem o corpo docente do curso em análise. Os resultados apontam que, a partir do olhar dos professores, não se estabelece uma reflexão sobre a falta de formação pedagógica coesa como uma das dimensões que implicam o elevado índice de evasão. Constata-se uma visão pragmática de educação, reforçando a ideia produtivista da educação profissional. Contrapondo tal cenário, aponta-se como fundamental a formação pedagógica dos professores por meio da pedagogia histórico-crítica que culmine na formação integral dos alunos.

Keywords : Educação Profissional; Formação Pedagógica Docente; Processo Educativo; Evasão Escolar..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )