SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número75A matematização da pedagogia: vestígios do cientificismo nas escolas paranaensesA presença do intelectual Pe. Leonel Franca S. J. nos periódicos jesuítas portugueses nos anos de 1930 e 1940 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SANTOS, JULLYANA SOUZA  e  SILVA, MATHEUS BERNARDO. Formação profissional, processos educativos e evasão. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.75, pp.1710-1739.  Epub 26-Dez-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.075.ao02.

Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado em educação que procurou investigar as aproximações entre evasão e processos educativos na formação profissional. Estabeleceu-se como objetivo analisar a compreensão de professores sobre a relação entre evasão e processo educativo em um determinado curso técnico de um Instituto Federal localizado na Região Nordeste do Brasil. Partiu-se da hipótese de que a formação profissional dos docentes integrantes do curso em análise, predominantemente técnica, pode contribuir, mesmo que indiretamente, para a evasão. Tomaram-se como referencial teórico-metodológico elementos do materialismo histórico-dialético e, por consequência, da teoria pedagógica histórico-crítica, no que se refere à concepção de educação e à função social do professor. Como procedimentos metodológicos, foi aplicado um questionário e realizada uma entrevista semiestruturada com os seis professores que compõem o corpo docente do curso em análise. Os resultados apontam que, a partir do olhar dos professores, não se estabelece uma reflexão sobre a falta de formação pedagógica coesa como uma das dimensões que implicam o elevado índice de evasão. Constata-se uma visão pragmática de educação, reforçando a ideia produtivista da educação profissional. Contrapondo tal cenário, aponta-se como fundamental a formação pedagógica dos professores por meio da pedagogia histórico-crítica que culmine na formação integral dos alunos.

Palavras-chave : Educação Profissional; Formação Pedagógica Docente; Processo Educativo; Evasão Escolar..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )