SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue75Brazilian inequalities begin at school: Professional and Technological EducationReflections on the Profile of UESB Quota Holders Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

AZEVEDO, ANA PRISCILA DE LIMA ARAÚJO  and  ALMEIDA, LUCINALVA ANDRADE ATAÍDE DE. As experiências nas práticas curriculares de professoras: águas carregadas em peneiras do tempo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.75, pp.1846-1868.  Epub Dec 26, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.075.ao07.

O artigo intitulado “As experiências nas práticas curriculares de professoras: águas carregadas em peneiras do tempo” se insere no campo de discussões sobre currículo e práticas curriculares, em que, partimos da indagação: como as vivências de professoras egressas de uma universidade pública no agreste pernambucano se configuram como memórias e são trazidas à tona por meio da construção de documentos pessoais e (auto)narrativos. Assim, tivemos como objetivo compreender como as práticas curriculares de docentes se constituem enquanto experiências que podem representar uma desestabilização às prescrições curriculares hegemonizadas. Tivemos o auxílio de estudos sobre memórias de professores (Moraes, 2015) bem como traçamos essa discussão em movimento com a noção de experiência, a partir dos estudos de Derrida, como uma travessia e não como algo que se possa portar. Desta forma no percurso teórico-metodológico fizemos uso da escrita (auto)biográfica usando como fontes de construção de dados, uma escrita (auto)referencial, a partir da construção de documentos pessoais. Assim, tivemos como resultado a possibilidade de apreender as experiências enquanto um movimento não estático e apenas ligado ao acúmulo temporal, mas que se constituem como traços do vivido, estes traços perpassam as práticas curriculares docentes e estão presentes não só nos modos de desenvolvimento da aula como também perpassam de maneira privilegiada os processos formativos das colaboradoras da pesquisa.

Keywords : Experiências; Memórias; Rastro; Narrativas (auto)biográficas; Práticas curriculares..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )