SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número75Las desigualdades brasileñas comienzan en la escuela: escolarización centrada en el Trabajo Decente y PronatecReflexões sobre o Perfil dos Discentes Cotistas da UESB índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

AZEVEDO, ANA PRISCILA DE LIMA ARAÚJO  y  ALMEIDA, LUCINALVA ANDRADE ATAÍDE DE. As experiências nas práticas curriculares de professoras: águas carregadas em peneiras do tempo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.75, pp.1846-1868.  Epub 26-Dic-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.075.ao07.

O artigo intitulado “As experiências nas práticas curriculares de professoras: águas carregadas em peneiras do tempo” se insere no campo de discussões sobre currículo e práticas curriculares, em que, partimos da indagação: como as vivências de professoras egressas de uma universidade pública no agreste pernambucano se configuram como memórias e são trazidas à tona por meio da construção de documentos pessoais e (auto)narrativos. Assim, tivemos como objetivo compreender como as práticas curriculares de docentes se constituem enquanto experiências que podem representar uma desestabilização às prescrições curriculares hegemonizadas. Tivemos o auxílio de estudos sobre memórias de professores (Moraes, 2015) bem como traçamos essa discussão em movimento com a noção de experiência, a partir dos estudos de Derrida, como uma travessia e não como algo que se possa portar. Desta forma no percurso teórico-metodológico fizemos uso da escrita (auto)biográfica usando como fontes de construção de dados, uma escrita (auto)referencial, a partir da construção de documentos pessoais. Assim, tivemos como resultado a possibilidade de apreender as experiências enquanto um movimento não estático e apenas ligado ao acúmulo temporal, mas que se constituem como traços do vivido, estes traços perpassam as práticas curriculares docentes e estão presentes não só nos modos de desenvolvimento da aula como também perpassam de maneira privilegiada os processos formativos das colaboradoras da pesquisa.

Palabras clave : Experiências; Memórias; Rastro; Narrativas (auto)biográficas; Práticas curriculares..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )