SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número75As experiências nas práticas curriculares de professoras: águas carregadas em peneiras do tempoReordenamiento de las escuelas y municipalización de la educación: lo que dicen las investigaciónes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

FERRAZ, MAISA OLIVEIRA MELO; PIRES, ENNIA DÉBORA PASSOS BRAGA  y  SILVA, SOANE SANTOS. Reflexões sobre o Perfil dos Discentes Cotistas da UESB. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.75, pp.1869-1994.  Epub 26-Dic-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.075.ao08.

Resultante de uma pesquisa realizada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) que teve como objeto de investigação o Programa de Ações Afirmativas, o artigo tem o propósito de apresentar e discutir o perfil dos discentes cotistas atendidos pelo programa. A pesquisa teve como orientação teórico-metodológica o materialismo histórico dialético. Estudos sobre a política pública educacional e ações afirmativas, dentre os quais, Hofling (2001), Gomes (2001), Fonseca (2009) e outros, ofereceram os subsídos teóricos para o estudo que envolveu discentes de quatro cursos da instituição. Os dados foram levantados por meio de questionários e entrevistas. A análise do perfil dos discentes cotistas participantes da pesquisa revelou, dentre os principais aspectos pesquisados, que a maioria foi constituída de jovens (79,8%), oriundos do próprio estado da Bahia (98,2%), cuja a representatividade feminina foi maior (55,4%). No quesito cor/raça, os declarados pardos representaram um percentual de 43,4%, seguidos de negros com 31,8%. Neste ponto, 2,3% dos discentes preferiram não se declarar, o que sugeriu a existência de um racismo velado. A maioria dos pesquisados possuiam, em seu grupo familiar, baixa escolaridade quanto à formação do ensino superior, revelando o aspecto “afirmativo” do Programa de Ações Afirmativas. Quanto à renda bruta familiar, mais de 83% possuiam renda de até meio salário mínimo a 2 (dois) salários mínimos, demonstrando que não possuem renda suficiente para se manter na Universidade e necessitam, assim, do apoio institucional. Se alterações estruturantes não ocorrerem, o acesso continuará sendo viabilizado, porém os segmentos historicamente excluídos permanecerão à margem.

Palabras clave : Ações Afirmativas; Cotistas; Ensino Superior..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )