SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número76Investigación con niños en educación infantil: discusiones conceptuales, éticas y metodológicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

CARVALHO, Rodrigo Saballa de; SANTOS, Nathalia Scheuermann dos  y  TEBALDI, Lisiane Rossatto. Ética na pesquisa com crianças: investimentos teóricos, reflexões e desafios em investigações na Educação Infantil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.18-46.  Epub 05-Abr-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ds01.

A partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, o artigo é decorrente de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, cujo objetivo é analisar as discussões éticas presentes em pesquisas com crianças na Educação Infantil. Para tanto, o artigo apresenta uma análise das investigações realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), no período de 2006 a 2021. A materialidade investigativa é constituída de 32 investigações, sendo 6 teses e 26 dissertações. Para análise do material, foram utilizados procedimentos de análise do conteúdo, os quais possibilitaram definir as seguintes unidades analíticas: contextualização das pesquisas (apresentação do campo de pesquisa e participantes); concepções éticas (discussões sobre concordância das instituições, consentimento livre e esclarecido, assentimento livre e esclarecido das crianças e modos de participação das crianças); reflexividade do pesquisador (informações sobre a entrada em campo, desenvolvimento da investigação, saída do campo e devolutiva da pesquisa). Com as análises, foi possível depreender a imprescindibilidade da discussão detalhada da pauta ética na pesquisa com crianças; a relevância das discussões metodológicas das pesquisas enquanto escolhas éticas; a importância da afirmação das crianças como atores sociais de pleno direito nas pesquisas, assim como da reflexividade do pesquisador em todo o processo investigativo.

Palabras clave : Ética; Pesquisa com crianças; Educação Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )