SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número76Investigación con niños en educación infantil: discusiones conceptuales, éticas y metodológicasA construção de uma lógica na pesquisa com bebês índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SOARES, Gisele Rodrigues  y  MARCELLO, Fabiana De Amorim. Transcriançar a escrita na pesquisa com crianças. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.73-92.  Epub 05-Abr-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ds03.

O objetivo deste artigo é discutir um aspecto específico quanto a problemáticas de ordem metodológica (e que, acreditamos, são também de ordem teórica) ligadas às formas pelas quais trazemos para o texto acadêmico aquilo que, dos encontros com as crianças em situações de pesquisa, emerge como fala, como dito, mas também silêncio, hesitação, gesto, movimento, sonoridade e tantas outras formas de comunicação, de expressão e de sentido. Trata-se, assim, de problematizar práticas de escrita precisas: aquelas de transcrição, de uma espécie de “tradução”, muitas vezes, do falado para o escrito - ou, como buscamos defender, da relevância de construirmos modos de transcriançar a escrita sobre e a partir dos encontros e das conversas que estabelecemos com crianças no campo. Entendemos que o gesto de transcriançar emerge como exercício teórico-metodológico que coloca em jogo modos particulares de urdir a palavra em contexto investigativo, notadamente porque permite fazer ver e dizer a dinâmica mutuamente constitutiva entre narração (da criança) e tradução (do/a adulto/a) em (con)texto investigativo.

Palabras clave : Pesquisa com crianças; Metodologia de pesquisa; Transcriançar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )