SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número76Transcriançar la escritura en la pesquisa con niñosLas singularidades de la investigación con niños en el espacio de la vida privada/familiar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA, Elenice de Brito Teixeira  y  NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. A construção de uma lógica na pesquisa com bebês. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.93-122.  Epub 05-Abr-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ds04.

Como a ontologia dos bebês como seres sociais potentes e vulneráveis impacta as decisões teórico-metodológicas na pesquisa? Como as questões epistemológicas circunscrevem a produção de uma lógica que apreenda as relações entre bebês e outras pessoas, as materialidades e contextos histórico-culturais? Estas questões são objetos de reflexão neste artigo, construído a partir da pesquisa sobre os processos de constituição da brincadeira em um grupo de bebês na Educação Infantil entre os anos de 2017 e 2018. A pesquisa buscou evidenciar a gênese cultural desta atividade no grupo, sua concretude nas práticas sociais coletivas e nas relações de alteridade construídas por meio do compartilhamento das fontes narrativas e simbólicas, das rotinas culturais e de cuidado na EMEI Tupi em Belo Horizonte, Minas Gerais. Com base nos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação, assim como nos diálogos com os Estudos da Infância e dos Bebês, buscamos conferir centralidade às ações e linguagens dos bebês dialeticamente situadas em relação aos acontecimentos sociais que possuem historicidade no grupo e na cultura mais ampla. Portanto, a natureza contextualizada da pesquisa e o cuidado ético de situar e considerar sempre as pessoas, materialidades, discursos, estruturas, métodos, como contextos para o que acontece, são duas premissas anunciadas entre os princípios orientadores da pesquisa com bebês que se desdobraram em implicações metodológicas.

Palabras clave : Pesquisa com bebês; Educação Infantil; Teoria Histórico-Cultural; Etnografia em Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )