SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue76“Why is your 'little notebook' full of writings?”: research with children, methodologies and child participationMethodological triangulation in ethnographic research with and about children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

OLIVEIRA, Paola Silveira de  and  HENNING, Paula Corrêa. Infância, natureza e animais não humanos: uma aposta na filosofia com crianças na escola. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.175-200.  Epub Apr 05, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ds07.

O texto objetiva discutir sobre uma experiência filosófica com crianças da Educação Infantil em uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. O objetivo do estudo é problematizar as nossas relações com o mundo, especialmente junto aos animais não-humanos. Potencializando a tríade infância, filosofia e escola, o artigo examina as múltiplas possibilidades de encontro com as nossas relações com o mundo e o modo como enxergamos a natureza e os animais não-humanos. A experiência com as crianças fez criar-se outras formas de relação com a natureza e com o não-humano, para além daquelas recorrentemente antropocêntricas fundadas na modernidade. Colocar em suspenso os modos hegemônicos de se relacionar com a natureza foi uma das propostas desse movimento filosófico com crianças. O exercício da filosofia com crianças pode nos levar a abrir passagem a experiência do pensamento, não aquela que insiste nas respostas às perguntas, mas naquela que nos mobiliza a invenção de problemas e de perguntas. O exercício filosófico junto a essa turma de crianças nos potencializa a criar perguntas e disparar o pensamento para elaboração de nós mesmos, na articulação com o mundo, com a natureza e com os animais não-humanos.

Keywords : Infância; Filosofia; Animais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )