SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue76Methodological triangulation in ethnographic research with and about childrenChallenges and possibilities of researching children: a researcher’s perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

CAMPOS, Rafaely Karolynne do Nascimento  and  RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Por uma participação de corpo inteiro: refletindo sobre a dimensão corporal e participação de crianças nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.230-251.  Epub Apr 05, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ds09.

Este estudo traz contribuições de uma pesquisa de doutorado que assumiu como problemática investigativa compreender as formas de participação de crianças na Educação Infantil e suas influências na prática pedagógica, utilizando procedimentos metodológicos inspirados na Etnografia. Os participantes do estudo são dezessete crianças, de ambos os sexos, com idades de três e quatro anos e uma professora, integrantes de uma instituição pública de Educação Infantil. Deste modo, a pesquisa que deu origem ao presente texto evidenciou o corpo como parte das formas de participação das crianças na Educação Infantil e, ao trazê-lo, tenciona os modos desta participação frente às formas de controle regulatório instituídas no contexto da instituição educativa. Nesta discussão, pretendemos evidenciar o direito à participação das crianças no contexto educativo e suas relações com a dimensão corporal, buscando problematizar sobre as práticas de disciplinamento e controle das ações sociais das crianças por meio do silenciamento das experiências de seus corpos instituídas pela professora. Lançamos mão dos estudos da Sociologia da Infância para constituir as análises, as quais sinalizam que as diferentes formas de participação das crianças indicam a necessidade que elas têm de expressar-se, principalmente, com seu corpo. Os dados alçados consideraram um descompasso entre o direito das crianças à participação, sobretudo nas práticas propostas pela professora, sendo necessário refletir os modos controladores e limitantes que se impõem nos contextos educativos sobre a dimensão corporal das crianças.

Keywords : Educação Infantil; Participação de crianças; Dimensão corporal; Direitos; Prática pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )