SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número76Triangulación metodológica en la investigación etnográfica con y sobre niños y niñasDesafíos y posibilidades en la investigación con niños: bajo la perspectiva de quien investiga índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

CAMPOS, Rafaely Karolynne do Nascimento  y  RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Por uma participação de corpo inteiro: refletindo sobre a dimensão corporal e participação de crianças nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.230-251.  Epub 05-Abr-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ds09.

Este estudo traz contribuições de uma pesquisa de doutorado que assumiu como problemática investigativa compreender as formas de participação de crianças na Educação Infantil e suas influências na prática pedagógica, utilizando procedimentos metodológicos inspirados na Etnografia. Os participantes do estudo são dezessete crianças, de ambos os sexos, com idades de três e quatro anos e uma professora, integrantes de uma instituição pública de Educação Infantil. Deste modo, a pesquisa que deu origem ao presente texto evidenciou o corpo como parte das formas de participação das crianças na Educação Infantil e, ao trazê-lo, tenciona os modos desta participação frente às formas de controle regulatório instituídas no contexto da instituição educativa. Nesta discussão, pretendemos evidenciar o direito à participação das crianças no contexto educativo e suas relações com a dimensão corporal, buscando problematizar sobre as práticas de disciplinamento e controle das ações sociais das crianças por meio do silenciamento das experiências de seus corpos instituídas pela professora. Lançamos mão dos estudos da Sociologia da Infância para constituir as análises, as quais sinalizam que as diferentes formas de participação das crianças indicam a necessidade que elas têm de expressar-se, principalmente, com seu corpo. Os dados alçados consideraram um descompasso entre o direito das crianças à participação, sobretudo nas práticas propostas pela professora, sendo necessário refletir os modos controladores e limitantes que se impõem nos contextos educativos sobre a dimensão corporal das crianças.

Palabras clave : Educação Infantil; Participação de crianças; Dimensão corporal; Direitos; Prática pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )