SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número76Triangulação metodológica em pesquisas etnográficas com e sobre criançasDesafios e possibilidades na pesquisa com crianças: sob a perspectiva de quem investiga índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CAMPOS, Rafaely Karolynne do Nascimento  e  RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Por uma participação de corpo inteiro: refletindo sobre a dimensão corporal e participação de crianças nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.230-251.  Epub 05-Abr-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ds09.

Este estudo traz contribuições de uma pesquisa de doutorado que assumiu como problemática investigativa compreender as formas de participação de crianças na Educação Infantil e suas influências na prática pedagógica, utilizando procedimentos metodológicos inspirados na Etnografia. Os participantes do estudo são dezessete crianças, de ambos os sexos, com idades de três e quatro anos e uma professora, integrantes de uma instituição pública de Educação Infantil. Deste modo, a pesquisa que deu origem ao presente texto evidenciou o corpo como parte das formas de participação das crianças na Educação Infantil e, ao trazê-lo, tenciona os modos desta participação frente às formas de controle regulatório instituídas no contexto da instituição educativa. Nesta discussão, pretendemos evidenciar o direito à participação das crianças no contexto educativo e suas relações com a dimensão corporal, buscando problematizar sobre as práticas de disciplinamento e controle das ações sociais das crianças por meio do silenciamento das experiências de seus corpos instituídas pela professora. Lançamos mão dos estudos da Sociologia da Infância para constituir as análises, as quais sinalizam que as diferentes formas de participação das crianças indicam a necessidade que elas têm de expressar-se, principalmente, com seu corpo. Os dados alçados consideraram um descompasso entre o direito das crianças à participação, sobretudo nas práticas propostas pela professora, sendo necessário refletir os modos controladores e limitantes que se impõem nos contextos educativos sobre a dimensão corporal das crianças.

Palavras-chave : Educação Infantil; Participação de crianças; Dimensão corporal; Direitos; Prática pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )