SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue76For a full-body participation: reflecting on the body dimension and participation of children in the pedagogical practices of early childhood educationReading practices in childhood: What do children think? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; XAVIER, Eneusa Mariza Pinto  and  ARRIADA, Eduardo. Desafios e possibilidades na pesquisa com crianças: sob a perspectiva de quem investiga. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.252-278.  Epub Apr 05, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ds10.

O artigo tem como temática a pesquisa com crianças. Apresenta dados de uma investigação realizada entre os anos de 2017 e 2019, a partir da etnografia interacional e observação participante. O objetivo da pesquisa foi analisar as práticas de letramento em um grupo de estudos bíblicos, da Igreja Evangélica Pentecostal Casa de Oração, situada em uma comunidade rural no interior do Rio Grande do Sul. Neste texto, o foco foi na perspectiva de quem investiga, a fim de identificar os desafios, as possibilidades e as negociações estabelecidas no momento de entrada no campo empírico, a partir das escritas no diário de campo. Dentre os aspectos discutidos no texto, destacam-se as negociações e os ajustes que foram sendo feitos tanto no início, quanto no decorrer das observações; os indícios de rejeição e aceitação da pesquisadora pelas crianças; os movimentos realizados entre teoria e a realidade observada, visando conhecer e compreender o fenômeno investigado e buscando se despir de preconceitos. Aspecto esse que exigiu um exercício constante da pesquisadora, uma vez que, observou-se um choque cultural, causado pelo estranhamento quanto às práticas pentecostais. As falas das crianças permitem compreender como elas pensam, sentem e valorizam alguns aspectos da cultura compartilhada com adultos, no contexto que estão inseridas. Os significados que elas atribuem às palavras, geralmente estão vinculados ao contexto da Igreja Evangélica Pentecostal que elas vivenciam cotidianamente. As crianças demonstram uma postura de evangelizadores, expressando aquilo que vivenciam no grupo de estudos bíblicos.

Keywords : Pesquisa com Crianças; Etnografia Interacional; Observação Participante; Igreja Evangélica Pentecostal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )