SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número76Desafios e possibilidades na pesquisa com crianças: sob a perspectiva de quem investigaAvaliação da qualidade na educação infantil: a escuta de enunciados dos bebês e das crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim  e  OLIVEIRA, Katya Luciane de. Práticas de leitura na infância: O que pensam as crianças?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.279-296.  Epub 05-Abr-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ds11.

Vivências com o universo da leitura e da escrita ocorrem cada vez mais cedo na vida da criança. Na escola da infância, ao vivenciar experiências coletivas com as práticas de uma sociedade letrada, há uma multiplicidade de sentidos para se apropriar, reconstruir e, por meio deles, produzir cultura. Dessa forma, buscamos analisar a percepção das crianças sobre práticas leitoras vivenciadas em uma instituição de Educação Infantil, a partir de um recorte de uma pesquisa de Pós-graduação em Educação, Stricto Sensu (Doutorado). A pesquisa contou com 36 crianças integrantes de duas turmas de Educação Infantil (Pré II), com idades variando entre 5 e 6 anos. A participação se efetivou por meio de um roteiro de entrevista adaptado para as crianças da Educação Infantil. As respostas foram gravadas, transcritas e analisadas posteriormente em três categorias: acesso aos livros, situações que envolvam os livros de literatura e práticas de leitura e de contação de histórias. Como fundamentação teórica, buscamos destacar aspectos históricos-sociais da formação humana, bem como de especificidades do desenvolvimento humano na infância, em um processo interativo. A partir dos sentidos que são produzidos frente às vivências das crianças, os resultados indicam a necessidade de experiências ricas de leitura e escrita, capazes de produzir a exploração, interação, aprendizagem e desenvolvimento das crianças na escola da infância. A organização de tempos, espaços e práticas de leitura literária na infância favorecem a relação da criança com o livro, consigo e com o mundo à sua volta, criando ainda um sentido positivo do que seja a leitura.

Palavras-chave : Infância; Práticas de leitura; Pequeno Leitor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )