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Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

KUSUNOKI, Karolyne Aparecida Ribeiro; LIMA, Elieuza Aparecida de  y  MORAES, Tatiana Schneider Vieira de. Técnicas Freinet e trabalho pedagógico na Educação Infantil: Reflexões sobre os Cantos de Trabalho. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.444-468.  Epub 05-Abr-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ds18.

Este texto sintetiza elementos discutidos em pesquisa de mestrado finalizada em 2018, dedicada a compreender os Cantos de Trabalho - técnica criada e desenvolvida pelo Pedagogo francês Célestin Freinet (1896- 1966) - como forma de encaminhar o trabalho pedagógico na Educação Infantil capaz de fomentar condições favoráveis à sofisticação dos processos relacionados ao desenvolvimento das qualidades humanas. O objetivo da pesquisa consistiu em explicitar como esse modo de conduzir o trabalho na escola pode possibilitar a atividade de professores e crianças, com vistas a mobilizar e desenvolver as funções psíquicas superiores, em especial o autocontrole da conduta. Por meio de revisão e discussão da literatura, efetivou-se investigação qualificada como pesquisa teórica. Esta exposição dedica-se a explicitar qualidades dessa forma de orientar o trabalho e relações na escola de Educação Infantil, bem como sinaliza as potentes contribuições desta Técnica Freinet para o desenvolvimento do autocontrole da conduta na infância. Na tessitura das discussões, aborda-se as regularidades do desenvolvimento humano sob a ótica da Teoria Histórico-Cultural, explicitando o conceito de atividade principal como orientadora de aprendizagens que incidem afirmativamente no desenvolvimento do sujeito em momentos específicos da vida. Somam-se a esse argumento, reflexões sobre o papel docente como interventor consciente na propositura dos Cantos de Trabalho na escola da infância. Ao longo do artigo, argumenta-se que essa técnica de trabalho pedagógico possibilita que a criança se constitua sujeito da própria atividade, assumindo, assim, o protagonismo em seu processo de aprendizagem. A partir dos resultados da pesquisa, depreende-se que a atividade docente, respaldada nos pressupostos dos Cantos de Trabalho, promove situações pedagógicas emancipadas, fundamentalmente intencionadas à plenitude do desenvolvimento das qualidades psíquicas humanas, notadamente objetivadas nos modos sofisticados de pensar, ser, sentir e agir do sujeito no mundo.

Palabras clave : Educação Infantil; Cantos de Trabalho; Autocontrole da conduta.

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