SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número76Avaliação na Educação Infantil: que saberes mobilizar?Construção de uma falsa consciência da realidade: as Fake News à luz de Antonio Gramsci índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SEVERO, Ricardo Gonçalves; BARCELLOS, Sérgio Botton  e  GOMES, Simone da Silva Ribeiro. Confiança e socialização política nas mídias digitais perspectiva de jovens no ensino médio do Rio Grande do Sul. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.493-514.  Epub 05-Abr-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ao01.

O objetivo do artigo é discutir as possíveis mudanças nas formas de socialização política em espaços habitualmente tidos como privilegiados para tal, como a escola e a família. Ademais, abordamos os possíveis usos feitos pelos jovens das mídias digitais para o debate sobre política. Ainda, buscamos observar os usos destas mídias com base no posicionamento ideológico dos(as) jovens e analisar as eventuais diferenças no uso do WhatsApp, Twitter, Instagram e Facebook, notadamente no que diz respeito à confiança em seu conteúdo. A socialização política é acionada para discutir as percepções e formas de uso destas mídias digitais pelos(as) jovens nas escolas. A coleta dos dados quantitativos foi realizada entre setembro a novembro de 2019 nos municípios de Pelotas, Caxias do Sul e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul A pesquisa de campo consistiu na aplicação de um survey, com amostra representativa dos(as) estudantes matriculados no ensino médio regular (ensino estadual, federal e privado) com uma amostra de 2.169 questionários aplicados. Os resultados indicam, diferindo de um senso comum que enxerga os jovens como crescentemente alienados e apolíticos, um contexto de vida destes em que controvérsias políticas são desdobradas, inclusive sobre os usos e engajamentos políticos nas redes sociais digitais.

Palavras-chave : Jovens; Escolas; Mídias digitais; Socialização política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )