SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue76Trust and political socialization in digital media youth perspective in high school in Rio Grande do SulMapping brazilian scientific production on the formation and model of multivalent schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

COSTA, Patricia Helena de Ribeiro Munhoz  and  MESQUIDA, Peri. Construção de uma falsa consciência da realidade: as Fake News à luz de Antonio Gramsci. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.515-530.  Epub Apr 05, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ao02.

Este artigo tem como referência parte de um capítulo da dissertação de mestrado em Educação intitulado jornalismo e comunicação educativa: formação da consciência política à luz do pensamento de Paulo Freire, Antonio Gramsci e Célestin Freinet, de Patricia Helena de Ribeiro Munhoz Costa, 2021. O objetivo é demonstrar como o pensamento gramsciano pode auxiliar na compreensão dos processos e consequências da produção de Fake News no mundo contemporâneo, e compreender a seguinte exigência de Gramsci (1991): de uma escola ligada à vida, para então, analisar um possível caminho para a educação do século XXI, no sentido da formação dos sujeitos para uma realidade permeada de falsos discursos, os quais buscam criar uma falsa consciência da realidade. O percurso metodológico da pesquisa é guiado pela Hermenêutica que nos ajuda a compreender as narrativas em seus dizeres e silêncios que produzem uma concepção de mundo, a partir de uma relação que ultrapassa o tempo, aproximando uma discussão da atualidade com o pensamento de Antonio Gramsci. Assim, o aporte teórico se concentra em três grandes intelectuais que dialogam: Gramsci (1991 e 2000), Freire (1979; 1986 e 2019) e Martí-Barbero (2014). Ao concluir o artigo, acreditamos ter compreendido a urgência de refletir e discutir em profundidade o que permeia a produção de Fake News e os impactos diretos na formação dos sujeitos, a qual se depara constantemente com falsos discursos da realidade. Além da necessidade de introduzirmos práticas educomunicativas, tanto na educação formal quanto informal.

Keywords : Fake News; Falsa consciência; Gramsci; Jornalismo Pedagógico; Pedagógico; Educomunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )