SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número76Confiança e socialização política nas mídias digitais perspectiva de jovens no ensino médio do Rio Grande do SulMapeamento da produção científica brasileira sobre a formação e o modelo das escolas polivalentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

COSTA, Patricia Helena de Ribeiro Munhoz  e  MESQUIDA, Peri. Construção de uma falsa consciência da realidade: as Fake News à luz de Antonio Gramsci. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.515-530.  Epub 05-Abr-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ao02.

Este artigo tem como referência parte de um capítulo da dissertação de mestrado em Educação intitulado jornalismo e comunicação educativa: formação da consciência política à luz do pensamento de Paulo Freire, Antonio Gramsci e Célestin Freinet, de Patricia Helena de Ribeiro Munhoz Costa, 2021. O objetivo é demonstrar como o pensamento gramsciano pode auxiliar na compreensão dos processos e consequências da produção de Fake News no mundo contemporâneo, e compreender a seguinte exigência de Gramsci (1991): de uma escola ligada à vida, para então, analisar um possível caminho para a educação do século XXI, no sentido da formação dos sujeitos para uma realidade permeada de falsos discursos, os quais buscam criar uma falsa consciência da realidade. O percurso metodológico da pesquisa é guiado pela Hermenêutica que nos ajuda a compreender as narrativas em seus dizeres e silêncios que produzem uma concepção de mundo, a partir de uma relação que ultrapassa o tempo, aproximando uma discussão da atualidade com o pensamento de Antonio Gramsci. Assim, o aporte teórico se concentra em três grandes intelectuais que dialogam: Gramsci (1991 e 2000), Freire (1979; 1986 e 2019) e Martí-Barbero (2014). Ao concluir o artigo, acreditamos ter compreendido a urgência de refletir e discutir em profundidade o que permeia a produção de Fake News e os impactos diretos na formação dos sujeitos, a qual se depara constantemente com falsos discursos da realidade. Além da necessidade de introduzirmos práticas educomunicativas, tanto na educação formal quanto informal.

Palavras-chave : Fake News; Falsa consciência; Gramsci; Jornalismo Pedagógico; Pedagógico; Educomunicação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )