SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número76Construcción de una falsa conciencia de la realidad: las Fake News a luz de Antonio GramsciRepresentaciones sociales acerca de la maestría en la Educación Preescolar: la constitución de la identidad del profesorado en el curso de grado en Pedagogía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

CAFE, Laércio de Jesus  y  SIMOES, Regina Maria Rovigati. Mapeamento da produção científica brasileira sobre a formação e o modelo das escolas polivalentes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.531-555.  Epub 05-Abr-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ao03.

O presente trabalho tem como objetivo mapear as produções científicas sobre as Escolas Polivalentes criadas no Brasil, tendo como base a revisão de literatura do tipo “estado do conhecimento”, referente a pesquisas educacionais sobre a criação e atuação destas instituições. O mapeamento compreende o levantamento de trabalhos, teses e dissertações, realizado no Catálogo de Teses e Dissertações do Portal da CAPES, BDTD e plataforma Google, com produções que compreendem os anos de 1971 a 2021. No mapeamento, foram investigadas 348 teses e dissertações, com o descritor “Polivalente”, e após analisadas, a temática, o resumo e as introduções, foram selecionadas 11 teses e dissertações que pertenciam a esse recorte específico, com nuances que este modelo proporcionou contribuindo para a formação pedagógica. Na análise foram levadas em consideração as variáveis qualiquantitativas de autoria, ano de publicação, tipo de estudo, instituição, região, nome do programa, título do trabalho, objetivo, metodologia e instrumento de pesquisa. A análise nos ajudou a perceber a escassez de produções e a premência sobre a temática, ficando evidente um interesse em produções sobre o modelo educacional, e que apesar de grandes abordagens sobre a polivalência estavam fora do foco desta análise. Esperamos que as informações, referente ao grupo escolar das Escolas Polivalente, associadas a estudos históricos que estas produções do conhecimento podem fornecer, viabilizem sua contribuição para prática educacional.

Palabras clave : Escolas Polivalentes; Estado do conhecimento; Prática pedagógica; Teses e Dissertações.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )