SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número76Construção de uma falsa consciência da realidade: as Fake News à luz de Antonio GramsciRepresentações sociais sobre ser professora de Educação Infantil: a constituição da identidade docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CAFE, Laércio de Jesus  e  SIMOES, Regina Maria Rovigati. Mapeamento da produção científica brasileira sobre a formação e o modelo das escolas polivalentes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.531-555.  Epub 05-Abr-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ao03.

O presente trabalho tem como objetivo mapear as produções científicas sobre as Escolas Polivalentes criadas no Brasil, tendo como base a revisão de literatura do tipo “estado do conhecimento”, referente a pesquisas educacionais sobre a criação e atuação destas instituições. O mapeamento compreende o levantamento de trabalhos, teses e dissertações, realizado no Catálogo de Teses e Dissertações do Portal da CAPES, BDTD e plataforma Google, com produções que compreendem os anos de 1971 a 2021. No mapeamento, foram investigadas 348 teses e dissertações, com o descritor “Polivalente”, e após analisadas, a temática, o resumo e as introduções, foram selecionadas 11 teses e dissertações que pertenciam a esse recorte específico, com nuances que este modelo proporcionou contribuindo para a formação pedagógica. Na análise foram levadas em consideração as variáveis qualiquantitativas de autoria, ano de publicação, tipo de estudo, instituição, região, nome do programa, título do trabalho, objetivo, metodologia e instrumento de pesquisa. A análise nos ajudou a perceber a escassez de produções e a premência sobre a temática, ficando evidente um interesse em produções sobre o modelo educacional, e que apesar de grandes abordagens sobre a polivalência estavam fora do foco desta análise. Esperamos que as informações, referente ao grupo escolar das Escolas Polivalente, associadas a estudos históricos que estas produções do conhecimento podem fornecer, viabilizem sua contribuição para prática educacional.

Palavras-chave : Escolas Polivalentes; Estado do conhecimento; Prática pedagógica; Teses e Dissertações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )