SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue76Social representations of being an early childhood educator: teachers’ identity constitution in the Education Undergraduate CourseTeaching Professionality in curricular policies for Preschool Education in Brazil: Caregiver? Teacher? Caregiver-teacher? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

RAMOS, Rosane Karl. Políticas e Estratégias de Internacionalização na Irlanda e no Brasil: um estudo comparativo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.579-600.  Epub Apr 05, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ao05.

Este estudo tem por objetivo principal apresentar e comparar o processo de internacionalização do ensino superior na República da Irlanda e no Brasil em termos macro (políticas de internacionalização) e micro (estratégias voltadas à internacionalização). As principais questões de pesquisa são: (a) como está apresentado o processo de internacionalização nos documentos oficiais? (b) quais são as principais estratégias usadas na sua implementação? Trata-se de uma revisão sistematizada de cunho qualitativo realizada por meio de análise documental, fundamentada por pesquisadores do campo da internacionalização (Knight, 2004) e da Sociologia da Educação (BALL, 2011). A análise foi balizada a partir de duas perspectivas: uma hegemônica e outra contra-hegemônica (Abba e Corsetti, 2016). Ao final, conclui-se que há a predominância da perspectiva hegemônica de internacionalização em ambos os países que, apesar de suas diferenças, compartilham a ênfase significativa nos aspectos e benefícios predominantemente econômicos envolvidos no processo de internacionalização do ensino superior.

Keywords : Internacionalização; Ensino Superior; Irlanda; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )