SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número76Representaciones sociales acerca de la maestría en la Educación Preescolar: la constitución de la identidad del profesorado en el curso de grado en PedagogíaProfesionalidad docente en las políticas curriculares para la Educación Infantil en Brasil: ¿Cuidadora? ¿Maestra? ¿Maestra-cuidadora? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

RAMOS, Rosane Karl. Políticas e Estratégias de Internacionalização na Irlanda e no Brasil: um estudo comparativo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.76, pp.579-600.  Epub 05-Abr-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.076.ao05.

Este estudo tem por objetivo principal apresentar e comparar o processo de internacionalização do ensino superior na República da Irlanda e no Brasil em termos macro (políticas de internacionalização) e micro (estratégias voltadas à internacionalização). As principais questões de pesquisa são: (a) como está apresentado o processo de internacionalização nos documentos oficiais? (b) quais são as principais estratégias usadas na sua implementação? Trata-se de uma revisão sistematizada de cunho qualitativo realizada por meio de análise documental, fundamentada por pesquisadores do campo da internacionalização (Knight, 2004) e da Sociologia da Educação (BALL, 2011). A análise foi balizada a partir de duas perspectivas: uma hegemônica e outra contra-hegemônica (Abba e Corsetti, 2016). Ao final, conclui-se que há a predominância da perspectiva hegemônica de internacionalização em ambos os países que, apesar de suas diferenças, compartilham a ênfase significativa nos aspectos e benefícios predominantemente econômicos envolvidos no processo de internacionalização do ensino superior.

Palabras clave : Internacionalização; Ensino Superior; Irlanda; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )