SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número77Ciência Cidadã como estratégia de escolarização aberta em biodiversidade tornando estudantes atores responsáveis no Amazonas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

RABELLO, Cíntia Regina Lacerda  e  OKADA, Alexandra Lilaváti Pereira. Escolarização aberta no desenvolvimento de multiletramentos em projetos de proteção ambiental. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.638-661.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ds01.

Este artigo investiga como a escolarização aberta pode contribuir para o desenvolvimento dos multiletramentos de crianças e jovens da Educação Básica a partir da realização de projetos relacionados à proteção ambiental como parte do projeto CONNECT entre os anos de 2021 e 2022. A pesquisa qualitativa analisa quatro experiências desenvolvidas em escolas no Brasil e no Reino Unido para responder a seguinte questão de pesquisa: Como as práticas de escolarização aberta contribuíram para o desenvolvimento dos multiletramentos dos estudantes? Para isso, utilizamos a taxonomia dos letramentos digitais de Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) e também relacionamos o modelo CARE-KNOW-DO (OKADA; GRAY, 2023), desenvolvido para práticas de escolarização aberta, com a pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020). Os resultados provenientes da análise das descrições dos projetos publicadas na página de Boas Práticas da plataforma CONNECT indicam que os estudantes se engajaram ativamente nas atividades propostas pelos projetos de refaunação, desenvolvendo multiletramentos e diferentes letramentos digitais, tais como letramentos com foco em linguagem e informação, além de letramento científico e midiático. O estudo ainda conclui que, apesar dos dois modelos propostos serem provenientes de campos diferentes do conhecimento, como ensino de ciências naturais (Biologia) e humanas (Linguagem), eles possuem várias características em comum, uma vez que ambos propõem processos educacionais voltados para a promoção da equidade e da cidadania por meio de práticas transformadoras nas quais os estudantes se tornam agentes do próprio aprendizado e capazes de transformar suas realidades.

Palavras-chave : Escolarização Aberta; Multiletramentos; Letramentos digitais; Cidadania; Proteção ambiental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )