SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue77Open schooling and the development of multiliteracies in environmental protection projects“Care, Know, and Do”: a proposal for contextualizing chemistry teaching based on the pollution of the Pavuninha River author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

CASTRO, Thais Helena Chaves de  and  CASTRO JUNIOR, Alberto Nogueira de. Ciência Cidadã como estratégia de escolarização aberta em biodiversidade tornando estudantes atores responsáveis no Amazonas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.662-675.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ds02.

Alunos da educação básica (do Ensino Fundamental ao Ensino Médio) utilizam as tecnologias emergentes (smartphones, vestíveis, smartwatches, tablets, etc.) com a naturalidade típica de um nativo digital. Porém, apesar dos últimos avanços na educação, as práticas de ensino geralmente não incluem a tecnologia como um meio natural para os alunos construírem conhecimento. Com base na escolarização aberta, este estudo destaca que a aprendizagem para a construção de conhecimento científico deveria iniciar durante os anos de formação na educação básica, quando os alunos desenvolvem habilidades de pensamento crítico vivendo com suas famílias, inseridos em uma comunidade, onde percebem suas dificuldades e possuem o desejo de mudança. Esta pesquisa propõe uma abordagem didática de intervenção para as aulas de Ciências no Amazonas, utilizando escolarização aberta em projetos de Ciência Cidadã imersos na tecnologia, onde os alunos agem como cientistas e cidadãos. A abordagem passou por dois estudos: o primeiro foi a condução e resultados da prática do projeto de escolarização aberta com Ciência Cidadã com alunos do Ensino Fundamental e o outro uma reflexão sobre o conhecimento consolidado em alunos do Ensino Médio. Os resultados que ampliam a área da escolarização aberta com a Ciência Cidadã são os envolvimentos dos alunos nos projetos e a indicação de necessidade de se adotar as perspectivas de Ciência Cidadã e escolarização aberta como um percurso educacional e não somente em projetos isolados.

Keywords : Escolarização aberta; Ciência cidadã; Tecnologia para empoderamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )