SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue77Citizen science as an open schooling strategy in biodiversity turning students into responsible actors in AmazonasArticulated experience between Design and Education in the Experimental Design Laboratory on wheels in Cruzeiro/SP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

PEREIRA, Larissa Baruque; STRUCHINER, Miriam  and  MERINO, Cristian. “Cuidar, Saber e Agir”: uma proposta de contextualização do Ensino de Química a partir da poluição do Rio Pavuninha. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.676-697.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ds03.

O ensino da Química, na maioria das escolas brasileiras, se apresenta de forma descontextualizada da realidade dos alunos, contribuindo para desmotivá-los. Este estudo envolveu a construção e implementação de um artefato pedagógico para contextualizar a Química a partir de uma questão sociocientífica (QSC) que afeta a vida dos alunos e de sua comunidade: a poluição do Rio Pavuninha. Teve como objetivo analisar o processo de intervenção pedagógica, com foco na participação, engajamento e construção de propostas para problemas ambientais existentes em sua comunidade, relacionando-os com conceitos químicos. Trata-se de uma Pesquisa em Design Educacional (PDE) articulada à perspectiva de Escolarização Aberta, implementada em uma escola pública do Rio de Janeiro, a partir da parceria entre três pesquisadores da universidade, uma professora de Química e seus 33 alunos do ensino médio. A pesquisa adotou um cenário aberto e participativo e o modelo "Care, Know, Do" (Projeto CONNECT) para formular e desenvolver as atividades, que envolveram roda de conversa, exibição de filme, recurso de geolocalização Google Street View, palestras com pesquisadores, e projetos, elaborados e apresentados pelos alunos, com propostas de intervenção em sua comunidade. Os alunos se sentiram motivados e se engajaram em todo o processo. Integraram cultura científica e consciência cidadã, gerando relatos positivos sobre o aprendizado de Química, bem como soluções para os problemas ambientais em seu território. Seguindo os pressupostos da abordagem metodológica da PDE, todo o processo de planejamento e implementação foi documentado e analisado, gerando a presente narrativa de design.

Keywords : Ensino de Química; Contextualização; Escolarização Aberta; Questões Sociocientíficas; Care Know Do.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )