SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número77Ciencia Ciudadana como estrategia de escolarización abierta en biodiversidad que convierte a los estudiantes en actores responsables en AmazonasExperiencia articulada entre Diseño y Educación en el Laboratorio de Diseño Experimental sobre ruedas de Cruzeiro/SP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

PEREIRA, Larissa Baruque; STRUCHINER, Miriam  y  MERINO, Cristian. “Cuidar, Saber e Agir”: uma proposta de contextualização do Ensino de Química a partir da poluição do Rio Pavuninha. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.676-697.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ds03.

O ensino da Química, na maioria das escolas brasileiras, se apresenta de forma descontextualizada da realidade dos alunos, contribuindo para desmotivá-los. Este estudo envolveu a construção e implementação de um artefato pedagógico para contextualizar a Química a partir de uma questão sociocientífica (QSC) que afeta a vida dos alunos e de sua comunidade: a poluição do Rio Pavuninha. Teve como objetivo analisar o processo de intervenção pedagógica, com foco na participação, engajamento e construção de propostas para problemas ambientais existentes em sua comunidade, relacionando-os com conceitos químicos. Trata-se de uma Pesquisa em Design Educacional (PDE) articulada à perspectiva de Escolarização Aberta, implementada em uma escola pública do Rio de Janeiro, a partir da parceria entre três pesquisadores da universidade, uma professora de Química e seus 33 alunos do ensino médio. A pesquisa adotou um cenário aberto e participativo e o modelo "Care, Know, Do" (Projeto CONNECT) para formular e desenvolver as atividades, que envolveram roda de conversa, exibição de filme, recurso de geolocalização Google Street View, palestras com pesquisadores, e projetos, elaborados e apresentados pelos alunos, com propostas de intervenção em sua comunidade. Os alunos se sentiram motivados e se engajaram em todo o processo. Integraram cultura científica e consciência cidadã, gerando relatos positivos sobre o aprendizado de Química, bem como soluções para os problemas ambientais em seu território. Seguindo os pressupostos da abordagem metodológica da PDE, todo o processo de planejamento e implementação foi documentado e analisado, gerando a presente narrativa de design.

Palabras clave : Ensino de Química; Contextualização; Escolarização Aberta; Questões Sociocientíficas; Care Know Do.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )