SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue77The elective subjects in the New High School: a possible way to Open SchoolingOpen Education in Brazil: a commitment to reality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

TRANCOSO, Fabiano Ferraz; SILVA, Flaviana dos Santos  and  PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho. Pensamento computacional em movimento: narrativas digitais na construção das relações funcionais com software Scratch. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.746-759.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ds06.

Este artigo pretende apresentar um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar as possíveis implicações do pensamento computacional no estudo das relações funcionais para promover a construção do conceito de função afim por meio do software Scratch. A intervenção de ensino ocorreu com estudantes do 1º ano do ensino médio do curso técnico em Administração de uma escola no município de Ilhéus/BA. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa de caráter quase experimental na qual se considerou os aportes teóricos do pensamento computacional e a utilização de metodologias ativas. Os resultados mostraram que a utilização do software Scratch a partir da produção de narrativas digitais contribuiu para o desenvolvimento do pensamento computacional, a compreensão do conceito de variável, a relação de dependência entre as variáveis e a lei de formação da função afim. Além disso, o uso do software trouxe motivação para envolver os estudantes no ensino matemática com autonomia.

Keywords : Pensamento Computacional; Metodologias Ativas; Narrativas Digitais; Relações Funcionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )