SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número77As disciplinas eletivas no Novo Ensino Médio: um possível caminho para a Escolarização AbertaEducação Aberta no Brasil: um compromisso com a realidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

TRANCOSO, Fabiano Ferraz; SILVA, Flaviana dos Santos  e  PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho. Pensamento computacional em movimento: narrativas digitais na construção das relações funcionais com software Scratch. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.746-759.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ds06.

Este artigo pretende apresentar um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar as possíveis implicações do pensamento computacional no estudo das relações funcionais para promover a construção do conceito de função afim por meio do software Scratch. A intervenção de ensino ocorreu com estudantes do 1º ano do ensino médio do curso técnico em Administração de uma escola no município de Ilhéus/BA. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa de caráter quase experimental na qual se considerou os aportes teóricos do pensamento computacional e a utilização de metodologias ativas. Os resultados mostraram que a utilização do software Scratch a partir da produção de narrativas digitais contribuiu para o desenvolvimento do pensamento computacional, a compreensão do conceito de variável, a relação de dependência entre as variáveis e a lei de formação da função afim. Além disso, o uso do software trouxe motivação para envolver os estudantes no ensino matemática com autonomia.

Palavras-chave : Pensamento Computacional; Metodologias Ativas; Narrativas Digitais; Relações Funcionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )